Um projeto arquitetônico para uma empresa é uma representação da concepção projetual que materializa o espaço imaginado pelo cliente e pelo profissional responsável. Ele é fundamental para garantir que a obra seja executada conforme o planejado e para prever possíveis problemas.
Para um projeto arquitetônico de sucesso, é importante conhecer bem o cliente, considerando:
Número de funcionários e setores
Tamanhos ideais de cada área
Projeção de crescimento do negócio
Forma de divisão dos ambientes
Layout alinhado com os processos
Estilo de decoração que esteja em consonância com a identidade visual da empresa
O projeto arquitetônico deve contemplar: Implantação, Plantas de cobertura, Planta baixa, Cortes e elevações superiores, fachada, memorial, lista de materiais, Layout gráfico.
CONHEÇA AS FASES DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO
LEVANTAMENTO DE DADOS
Nessa etapa coletam-se as principais características do terreno e de seu entorno, analisando-se o tipo de solo, inclinação, construções vizinhas, posição do sol, para posteriormente fazer as escolhas corretas no desenvolvimento do projeto arquitetônico, adequando-se as necessidades do cliente. Pode-se dividir essa fase em 3 etapas: Levantamento de medidas, onde o terreno é estudado (ou a edificação existente, em caso de reformas); Levantamento fotográfico e Levantamento de dados, onde é feita uma consulta nos órgãos públicos da cidade para saber quais as limitações de projeto.
ESTUDO PRELIMINAR
Essa fase pode-se definir como o estudo dos dados coletados anteriormente, iniciando-se o esboço do projeto. A primeira planta baixa deve apresentar inicialmente os ambientes definidos e as suas metragens estimadas, é de extrema importância que essa fase conte com o acompanhamento ativo do cliente, a fim de que suas expectativas estejam sendo contempladas pela equipe de projeto, atentando-se a cada detalhe no resultado final que já deve ser planejado desde então. Ao ser aprovado pelo cliente, o projeto que acabou de ser esboçado passará por um processo de definição e dimensionamento: o anteprojeto.
ANTEPROJETO
Essa etapa é onde as dimensões do projeto são definidas, são elaboradas as plantas baixas de cada pavimento, bem como as plantas de cobertura da edificação e a planta de implantação. Alguns materiais a serem utilizados já são definidos nessa etapa, assim como as informações gerais de cada ambiente, incluindo suas dimensões, área total, instalações, pilares, vigas e elementos estruturais, que serão revisados posteriormente no projeto estrutural. Ainda nessa fase é comum a elaboração de uma visualização 3D, que permite ao cliente uma visão mais clara de como está ficando o seu projeto antes mesmo do início das obras. Após a confecção das plantas baixas e das plantas de cobertura, configura-se o projeto de acordo com as normas indicadas pelos órgãos competentes.
PROJETO LEGAL
É a evolução do anteprojeto feito de acordo com as normas técnicas. Nessa etapa é feito o quadro de áreas, constando a taxa de ocupação e de permeabilidade do solo. Depois de tudo graficado, cópias impressas são levadas para aprovação até a prefeitura do município onde o projeto será executado, e se tudo estiver de acordo com a legislação vigente, será emitido um Alvará de Construção.
PROJETO EXECUTIVO
Essa etapa final consiste no desenvolvimento detalhado do anteprojeto, onde integram-se os projetos complementares (estrutural, elétrico e hidráulico) com o projeto arquitetônico da edificação, dando todos os meios para a execução da obra conforme as especificações previamente especificadas.
O QUE É UM PROJETO ARQUITETÔNICO?
BENEFÍCIOS DO PROJETO ARQUITETÔNICO
Um projeto arquitetônico de qualidade é o melhor investimento que você pode fazer, é através dele que os ambientes são dimensionados de maneira correta, evitando-se desperdícios de áreas, as aberturas são projetadas de maneira consciente privilegiando paisagens e orientação solar, utilizando uma boa ventilação natural, resultado em conforto e bem-estar, além de futura economia com iluminação artificial. A elaboração de um projeto arquitetônico realizada por profissionais da área é responsável por evitar muitas dores de cabeça, como:
Encanamento mal planejado;
Poucas tomadas;
Pouca luminosidade ou ventilação;
Muito desperdício de matéria-prima;
Móveis que não servem nos cômodos;
Banheiros com portas que não abrem completamente;
Entre outros.
No caso de uma reforma, o projeto desenvolvido para a execução da obra deve fazer todas as compatibilizações necessárias, para que não haja surpresas desagradáveis durante o processo de execução. Plantas antigas são cruzadas com novas e com os projetos complementares, evitando possíveis interferências do novo projeto nas infraestruturas pré-existentes e arquitetura do espaço, diminuindo, como por exemplo, o risco de tubulações, dutos e vigas se cruzarem, causando atrasos na entrega da obra.
Portanto, listando alguns dos benefícios de um projeto arquitetônico, temos:
Segurança: Garantia de uma obra tranquila, onde o profissional contratado é responsável pela solução problemas que possam surgir no decorrer da construção.
Conforto: Uma obra confortável, funcional e acessível, projetada pensando nas necessidades do cliente e aproveitando cada espaço disponível no terreno.
Beleza: Uma obra devidamente planejada apresenta belíssimos resultados estéticos de acordo com o gosto do cliente, o que torna o imóvel ainda mais valorizado.
Economia: Por mais que a contratação de um profissional para realizar o projeto arquitetônico gere um custo, a economia com materiais de construção e a valorização do seu imóvel vão compensar o valor pago, além das dores de cabeça a serem evitadas. Projeto arquitetônico - Salvador
Comments