Norma Regulamentadora 18 (NR 18) apresenta uma série de regras de segurança para a execução de uma obra. Entre elas, estão a instalação da plataforma de proteção e da tela fachadeira para evitar acidentes.
O objetivo da NR 18 é garantir um ambiente de trabalho seguro nas indústrias e na construção civil. A norma orienta sobre as melhores práticas de ordem administrativa, de planejamento e de organização desde às áreas de circulação, passando pelo treinamento e seguindo até a comissões internas de prevenção de acidentes (CIPAs).
O item 18.13 da norma aborda as medidas de proteção contra quedas e determina procedimentos específicos para cada uma das áreas de risco. Quando a normativa trata da área exterior da construção surgem as recomendações que contemplam:
1 – Plataformas de proteção. 2 – Fechamento com tela fachadeira.
1. Plataforma de proteção: quando e como instalar?
A proteção com suporte de uma plataforma principal é exigida na construção de edifícios com mais de 4 (quatro) pavimentos ou altura equivalente (item 18.13.6). As plataformas de proteção devem ser construídas de materiais resistentes e mantidas sem sobrecarga, para não prejudicar a estabilidade de sua estrutura.
Plataforma principal de proteção
Nas obras com mais de 4 (quatro) pavimentos, a plataforma principal de proteção deve ser instalada com no mínimo um pé-direito acima do nível do terreno e deve atender às seguintes especificações:
A plataforma precisa medir, no mínimo, 2,50 m, contando a partir da face externa da construção e ter um complemento de 0,80 m com inclinação de 45º a partir de sua extremidade.
A instalação da plataforma principal de proteção deve ocorrer logo após a concretagem da laje e somente pode ser retirada quando todo o revestimento externo acima dessa plataforma estiver concluído.
Quando a construção apresentar pavimentos mais altos com recuo, a plataforma principal de proteção deve ser instalada na primeira laje do corpo recuado.
Plataforma secundária de proteção
O reforço para proteção é feito com as plataformas secundárias, que devem ser instaladas conforme as seguintes especificações:
As plataformas secundárias devem ser instaladas em balanço, de três em três lajes. Devem medir, no mínimo, 1,40 m de balanço e um complemento de 0,80 m de extensão. A inclinação do complemento também deve ter 45º a partir de sua extremidade, mesma inclinação do complemento da plataforma principal de proteção.
Cada plataforma secundária deve ser instalada assim que a concretagem da laje estiver concluída e deve permanecer até a finalização da vedação da periferia da plataforma superior.
Quando o edifício tem subsolo
Nos casos em que o edifício possuir subsolo é necessário instalar as plataformas terciárias de proteção. Elas devem atender as seguintes recomendações:
As plataformas terciárias de proteção devem ser instaladas de duas em duas lajes. A contagem inicia a partir da plataforma principal de proteção e segue em direção ao subsolo.
Cada plataforma terciária deve medir, no mínimo, 2,20 m de projeção horizontal da face externa da construção, além de possuir o complemento de 0,80 m, com inclinação de 45º a partir de sua extremidade.
2. Fechamento com tela fachadeira
Para atender o que a NR 18 determina sobre telas fachadeiras, a empresa executora da obra precisa estar atenta a dois pontos fundamentais:
– A forma adequada de instalação. – A especificação técnica e recomendação quanto ao tipo de tela fachadeira.
Pode parecer que a recomendação de segurança exige apenas o revestimento da obra com tela fachadeira, mas a NR 18 prevê muito mais do que isso, priorizando a segurança nos canteiros dos diferentes tipos de empreendimentos.
De acordo com a NR 18, todo o perímetro da construção de edifícios precisa ser fechado com tela para atender aos objetivos abaixo:
Contribuir para a proteção do perímetro.
Impedir a projeção de ferramentas, detritos e reboco da obra.
Contribuir para a segurança dos trabalhadores, evitando quedas.
Amenizar a ação da chuva, granizo, sol e dos ventos na obra.
Como instalar a tela fachadeira da forma correta?
Para atender as determinações de segurança previstas na NR 18, a instalação da tela fachadeira deve seguir as instruções a seguir:
A instalação da tela fachadeira deve partir da plataforma principal de proteção e seguir até o topo da edificação.
Ao longo da construção, a tela deve ser fixada nas extremidades de duas plataformas secundárias de proteção consecutivas.
A tela deve permanecer no local até a conclusão da vedação da periferia na plataforma superior.
Qual tipo de tela fachadeira usar?
Antes de escolher qual tela fachadeira será aplicada, é necessário conhecer os tipos de telas disponíveis e fazer uma avaliação referente às características da sua obra.
As telas fachadeiras são produzidas em monofilamento de polietileno trançado, conforme determinam os padrões da norma NR18, porém existem variações de abertura e reforço.
Tipos de telas fachadeiras
Tela fachadeira com trama tradicional: essa tela é muito usada na construção civil, especialmente pela sua abertura muito pequena e por permitir a aplicação de serigrafia com o logotipo da empresa ao longo de sua extensão.
Tela fachadeira com fio trançado: entre as principais vantagens desta tela estão a resistência e a durabilidade. Nesse segmento também é possível escolher entre diferentes tipos de trançado, que dão origem a modelos com aplicações distintas.
Para escolher a tela fachadeira ideal é necessário observar as condições do ambiente e as características da obra. Veja alguns aspectos que interferem na decisão:
Altura do empreendimento: para obras com altura acima de dez andares é recomendado o uso de uma tela fachadeira com fio trançado, devido a sua resistência.
Condições climáticas: obras mais altas estão expostas a ventos de maior velocidade, por isso, escolher uma tela com vários fios na trama pode ser o diferencial de segurança e durabilidade da instalação.
Localização: em áreas próximas ao mar e expostas a agentes químicos também é necessário utilizar telas mais resistentes, assim como nas grandes cidades, onde a poluição do ar possui índices muito altos.
Prazo: quanto maior for o período previsto para a execução da obra, mais resistente precisa ser a tela fachadeira para que não seja necessária a substituição durante o serviço, o que resultaria no atraso do cronograma e aumento dos gastos.
Escolha a tela fachadeira certa para a sua obra
A tela fachadeira, quando instalada da forma correta e aplicada de acordo com a norma, é mais um fator de segurança para a obra e para os funcionários.
Na hora de escolher a tela fachadeira ideal para a sua obra, conte com o apoio da nossa equipe. Entre em contato para conhecer mais sobre cada tipo de tela fachadeira e aproveite o conforto de conversar com um especialista no assunto.
Projeto de Instalação de Balancim
O estudo do local e a execução de um projeto de balancim é fundamental e obrigatório quando falamos em montagem de andaime suspenso. Conforme a NR 18.15.2.4 a montagem de andaime suspenso deve ser precedida de projeto de instalação, nesse caso em especifico o projeto de balancim e o mesmo tem que ser elaborado por profissional legalmente habilitado. A analise preliminar de preferência antes de conclusão da concretagem dos últimos pavimentos da edificação, é fundamental para execução do projeto de balancim. No projeto de balancim é fundamental prever os pontos para instalação das linha de vida, e que o mesmo seja independente dos pontos de fixação do balancim. A linha de vida é item obrigatório e de extrema importância quando falamos de trabalho em altura. Além da posição e forma de fixação, o projeto de balancim também tem que prever os pontos para instalação dos ganchos provisórios chumbado na laje. Esses ganchos tem como principal finalidade a amarração dos cabos de aço e cordas, evitando assim furos nas lajes e patologias futuras. Para um projeto de balancim eficiente é imprescindível a análise de alguns pontos fundamentais para que os trabalhos de revestimento de fachada sejam executados de forma segura, tais como: - O projeto de instalação de balancim tem que contemplar o
balancim para todo perimetro da edificação sendo que a plataforma não ultrapasse 8 metros de comprimento conforme NR 18; - Análise minuciosa de cada fachadas, considerando as janelas para acesso de materiais e funcionários caso precise; - A distancia entre os balancins, não ultrapasse 1 m evitando assim o pendulo ecessivo do operário, - É de extrema importância validação do Eng. calculista nos pontos da edificação onde será gerado esforços pelo balancim.
Ligue ou Whatsapp 71 9347-8420 ou contato@bnsengenharia.com