Projeto de piso industrial em fibra e concreto armado Salvador
- BNS ENGENHARIA
- 9 de jan. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de mai. de 2024
Pisos Industriais Nas diversas atividades de uma indústria, as operações de movimentação de matérias primas, semielaborados e produtos finais assumem uma importância primordial, influindo diretamente sobre a produtividade geral. Por sua vez, os processos de movimentação e armazenagem dependem diretamente da adequação e qualidade dos pisos e pavimentos.
A especificação e o dimensionamento de pisos industriais visam otimizar uma equação com diversas variáveis: cargas estáticas distribuídas e pontuais, cargas dinâmicas advindas dos sistemas e equipamentos de transporte, intensidade do uso ou tráfego, durabilidade pretendida, capacidade de suporte do solo, condições de trabalho na obra, prazo de execução e obviamente o custo final.
As condições de agressividade encontradas são as mais variadas: agentes agressores químicos, abrasão por atrito e arrasto, quebras de bordas das juntas devido ao impacto causado por tráfego intenso de sistemas de transporte, entre outros. Estas condições também devem ser avaliadas para que se atinja a durabilidade prevista, com as condições previamente estabelecidas de manutenções periódicas.
Além de atuar na implantação de várias tecnologias de incremento de durabilidade, a BNS participa através de seus profissionais, de diversos comitês de normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Apresentou e continua elaborando trabalhos para seminários e encontros técnicos como do IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto, e é membro ativo do ACI – American Concrete Institute.
Pisos para Logística, Movimentação e Armazenagem Todos os aspectos mencionados para os pisos industriais assumem uma maior ênfase nesta área, já que as movimentações de mercadorias são as atividades mais importantes do segmento. A BNS tem conhecimento técnico nas tecnologias para facilitação das operações internas e externas de áreas desta modalidade, com a implantação dos sistemas de “pisos sem juntas – jointless floors”, pisos protendidos com cordoalhas não aderidas, utilização adequada de endurecedores de superfície e revestimentos, juntas e sistemas de transferência de esforços (por exemplo, com barras de seção quadrada), juntas especiais para encontro com outros sistemas de pisos e várias outras inovações aperfeiçoadas em anos de prática e experiência.
Além de todas as preocupações citadas para a área das indústrias, neste segmento específico há uma pronunciada dedicação profissional da BNS em aprimorar as condições do concreto e das operações de aplicação na obra, para a obtenção de pisos com menor variação de sua planicidade e nivelamento, possibilitando o incremento da velocidade dos meios de transporte e a otimização da produtividade dos mesmos.
Pisos para estacionamentos Frequentemente as pessoas entram e saem de suas residências, dos locais de trabalho e dos centros de compras e lazer através dos estacionamentos. Estas áreas de movimentação de veículos e pessoas passam a assumir uma importância maior, tornando-se influentes como referências de avaliação dos empreendimentos na percepção dos usuários.
Portanto, além dos aspectos técnicos e de viabilidade econômica, os pisos destas áreas demandam hoje uma atenção especial para o aspecto estético, sendo segmentados conforme sua destinação (estacionamento ou tráfego, drenantes ou impermeáveis, sobre solo ou sobre lajes estruturais) com especificações peculiares para cada área e utilização.
Para atender a demanda deste mercado, a BNS desenvolveu várias especificações de pisos.
Pavimentos asfálticos estruturados sobre solos moles ou com armaduras de aço A BNS também especifica e projeta pavimentos asfálticos, adequados às condições de solo e carga, conforme o conhecimento usual no mercado.
Para o caso de solos moles e condições difíceis de sub-base, a BNS especifica sistemas asfálticos não convencionais, implantando no Brasil o sistema estruturado de pavimentos asfálticos com telas entre as camadas.
Estas telas (de aço com tripla galvanização ou malhas de fios sintéticos) promovem a melhor distribuição das tensões entre as camadas e proporcionam várias vantagens:
- Maior durabilidade das camadas inferiores e superiores, por absorver tensões de propagação entre camadas - Possibilidade de restauração de pavimentos trincados, com baixo custo e muita rapidez - Instalação do sistema através da aplicação ou reaplicação da capa sobre pavimentos de concreto ou asfalto deteriorados - Controle das fissuras em camadas superiores, evitando a formação de buracos desde o início - Redução de penetração de água e bombeamento de solo nas camadas inferiores, por eliminação das propagações de fissuras para a superfície - Eliminação de falhas nos pavimentos flexíveis, tais como fissuras longitudinais, emendas entre faixas e entre pavimentos. Projeto de piso industrial em fibra e concreto armado Salvador.
Para orçamento ou dúvidas, entre em contato através de ligação/WhatsApp com o número (71) 3190-2754 / 9 9347-8420 ou pelo e-mail: contato@bnsengenharia.com.
Comments