Desenvolvemos projeto com uso da tecnologia de Para-Raios com Dispositivo de Ionização (PDI), também conhecido como Para-Raios Ionizante ou Early Streamer Emission Air Terminal (ESEAT) em inglês, nasceu na França com o desenvolvimento e a fabricação do para-raios Prevectron® a partir de 1986, logo após a proibição do para-raios radioativo em 1984.
Similar ao sistema de para-raios Franklin, o Para-Raios com Dispositivo de Ionização possui um maior raio de proteção, graças à sua antecipação da descarga, proporcionando desta forma uma proteção ideal para grandes estruturas e áreas abertas, e consequentemente, o melhor custo-beneficio do mercado.
FUNCIONAMENTO DO PARA-RAIOS IONIZANTE
O raio é o resultado de uma forte diferença de potencial entre a base da nuvem e a terra, tendo como consequência a emissão de líderes descendentes pela nuvem em direção do solo e a emissão de líderes ascendentes pela terra. Qualquer objeto ou estrutura de preferência altos e pontiagudos podem receber o impacto. O objetivo do sistema externo de proteção contra raios é que o ponto de impacto da descarga atmosférica seja um objeto controlado, que proporcione à corrente do raio um caminho seguro até a terra sem danificar a estrutura. O para-raios ionizante se caracteriza com a emissão antecipada de um líder ascendente e a conexão com o raio antes que qualquer outro objeto dentro do seu raio de proteção, oferecendo assim uma maior área de proteção que um para-raios simples. Essa antecipação é possível graças à uma detecção dinâmica da variação do campo elétrico, sinônima de formação e chegada do raio.
VANTAGENS DO PARA-RAIOS IONIZANTE PREVECTRON® Área de proteção O para-raios Prevectron oferece um raio de proteção maior que uma ponta simples e é ideal pela proteção de grandes infraestruturas e áreas abertas tais como plantas industriais, galpões, parques, quadras esportivas e muito mais. Custo-beneficio O raio de proteção maior que sistemas tradicionais permite oferecer um sistema de proteção com o melhor custo-beneficio do mercado, trazendo varias vantagens tais como uma proteção, uma instalação e uma manutenção simplificadas e mais baratas. Confiabilidade Os ensaios e o design robusto do para-raios Prevectron permite uma alta resistência, capaz de suportar impactos de raios com altas correntes, ambientes industriais agressivos, e condições climáticas extremas. Autônomo & Discreto Funcionamento totalmente autônomo e não requer nenhuma fonte de energia. O para-raios Prevectron se ativa somente em condições de tempestade. Por fim, o PDI representa um menor impacto visual, respeitando a integridade da infraestrutura e da arquitetura. Qualidade Para-raios 100% fabricado na França. Testado em laboratório de alta tensão e em condições reais. Certificado pelo Bureau Veritas, Underwriters Laboratories (UL) e pela Unicamp
INSTALAÇÃO
A instalação de um para-raios ionizante é muito parecida à uma instalação de para-raios franklin, a principal diferença sendo o captor. Um sistema de proteção contra descargas atmosféricas é formado por: - um captor sendo o para-raios ionizante - um mastro - um minimo de 2 condutores de descidas - 2 aterramentos interligados - uma equipotencialização e conexão com caixa BEP Existe também a possibilidade de instalar um contador de raios em uma das duas descidas facilitando a manutenção do seu SPDA. NORMAS A norma francesa NFC 17-102, criada em 1995 e atualizada em 2011, foi a primeira norma especifica para sistemas modernos de proteção contra raios. Hoje, a NFC 17-102 é a norma de referência para a proteção contra raios com tecnologia de Para-Raios com Dispositivo de Ionização - PDI (Early Streamer Emission - ESE em inglês) e foi traduzida em varios países. A norma IEC 62305 é a norma de referência para a proteção de estruturas contra descargas atmosféricas com sistemas tradicionais (ponta simples, também conhecido como para-raios Franklin, gaiola de Faraday, e o modelo eletrogeométrico). As normas espanhola UNE 21186, portuguesa NP 4426 e argentina IRAM 2426 são versões traduzidas da norma francesa e são frequentemente utilizadas em países da América Latina ou países onde não existe norma especifica para proteção contra raios como para-raios ionizante. Projeto de SPDA otimizado com a tecnologia PDI
Para orçamento ou dúvidas, entre em contato através de ligação/WhatsApp com o número (71) 3190-2754 / 9 9347-8420 ou pelo e-mail: contato@bnsengenharia.com.
Comentários