O Treinamento de Brigada de Incêndio é um curso obrigatório para a obtenção ou renovação do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. A obrigatoriedade leva em consideração: o tamanho da população da edificação, tipo de ocupação e grau de risco.
A principal função do brigadista é fazer a prevenção e combate de um princípio de incêndio. Além de ser responsável por orientar os ocupantes do edifício sobre o abandono do local. Uma brigada bem treinada, protege vidas, patrimônio, bem como reduz os danos ao meio ambiente.
A brigada é preparada para combater apenas o foco inicial do incêndio, em caso mais graves, o trabalho deve ser realizado pelo Corpo de Bombeiros.
O curso deve ser ministrado por um profissional capacitado, podendo ser um Bombeiro Militar ou Engenheiro da Segurança do Trabalho. Além do combate ao foco inicial, o curso também capacitará o aluno para:
Orientar as pessoas presentes em locais de risco;
Identificar situações de emergência;
Acionar o alarme de incêndio;
Contatar o Corpo de Bombeiros;
Executar os primeiros socorros.
O treinamento pode variar de acordo com o tamanho da população da edificação, tipo de ocupação e grau de risco que está classificada. O treinamento está dividido em 3 níveis:
Nível básico: com duração mínima de 4 horas, serve para edificações menores e de baixo risco.
Nível intermediário: com duração mínima de 8 horas, serve para áreas com risco médio, como casas noturnas com risco médio de incêndio.
Nível avançado: com duração mínima de 24 horas, serve para áreas com alto risco, como depósitos de explosivos e líquidos inflamáveis, por exemplo.
A opção por ser brigadista é feita de maneira voluntária, porém, alguns requisitos são exigidos para participação:
ser alfabetizado;
trabalhar diariamente no edifício afetado;
ter boa saúde;
assumir responsabilidades legais;
e possuir um bom conhecimento das instalações do local.
As edificações que se encaixam no perfil para passar pelo treinamento de brigadistas são, no geral, edificações com área superior a 750 m², sejam comerciais, residenciais ou industriais. A única edificação totalmente isenta do treinamento, são as residências unifamiliares.
A validade do treinamento é de 12 meses, caso mais de 50% dos brigadistas se desliguem da empresa, o treinamento precisa ser renovado antes do prazo. Em casos de não renovação, pode gerar problemas como multa para a empresa/condomínio e o responsável pode responder civil ou criminalmente. Além disso, pode trazer problemas para o AVCB, como não ser renovado e até cassado. Treinamento de Brigada de Incêndio - Salvador
A BNS Engenharia tem uma equipe completa e especializada, dentre os serviços que ofertamos, está o treinamento de Brigada de Incêndio. Para orçamento, entre em contato através de ligação/WhatsApp com o número (71) 99347-8420 ou pelo e-mail: contato@bnsengenharia.com.