Projeto de instalações hidrossanitárias
Este projeto indica a localização das tubulações e componentes hidráulicos, desde o recebimento da água no hidrômetro até a chegada dessa água às peças como chuveiro, torneiras, entre outros. Engloba os sistemas de água quente, fria, pluvial e reaproveitamento de água.
- Planta de de água fria e quente
- Planta de água pluvial
- Planta de esgoto
- Detalhes construtivos
- Visita técnica
- Quantitativo e orçamento
- Esquemas verticais
- Isométrico (água fria)
- Memorial descritivo
- Memoria de cálculo
- Volume dos reservatórios
- Modelagem 3D no Revit
O projeto hidrossanitário corresponde a uma exigência legal. Dessa forma, a primeira resposta para a sua importância se dá na obrigação desse projeto para as edificações.
Além disso, este projeto complementar evita erros na construção e reforma de um edifício, o que gera economia de recursos financeiros e tempo.
Para reformas, o projeto hidrossanitário é fundamental, pois possibilita localizar em quais locais passam as tubulações, onde está a caixa d’água e registro e de que maneira cada um destes elementos se relaciona com cada sistema ou torneira.
Tratando-se de fossas e sumidouros, quando não existe planejamento prévio, a reforma pode ser de alta complexidade e gerar uma despesa bastante elevada. Todavia, para edificações com projeto de hidrossanitário, os gastos se tornam bem menos dispendiosos e a economia é garantida.
É fundamental que o projeto hidrossanitário seja integrado e compatível aos outros projetos de uma edificação, como elétrico, prevenção contra incêndio, estrutural e arquitetônica.
Portanto, a utilização de tecnologia BIM, especialmente com o uso do software Revit, pode ser uma alternativa bastante interessante para empresas da construção civil que desejam fazer projetos hidrossanitários mais eficientes.
Quem faz o projeto hidrossanitário predial?
O projeto hidrossanitário é extremamente técnico e precisa de um profissional com capacidade para dimensionar e calcular de forma exata aspectos como armazenamento de água, diâmetro dos encanamentos, entre outros.
Assim, o profissional mais indicado para realizar essa atividade é o engenheiro com experiência e conhecimento técnico sobre o assunto.
Engenheiro responsável Bonifácio Neves de Souza
Entre em contato!